Nos dias atuais, as pesquisas na Internet desempenham um papel importante no processo de busca e escolha dos advogados, sendo que ainda que se tenha recebido uma indicação acerca de um determinado profissional, é justamente na web que o cliente conferirá as competências deste e se o mesmo se encaixará no perfil procurado.

Por outro lado, os profissionais da área jurídica poderão vir a ser descobertos por novos clientes por meio da busca no Google ou nas redes sociais, o que trará um ganho enorme para os advogados autônomos, escritórios de advocacia ou sociedade de advogados.

Mas, para que a busca efetiva surta efeito, faz-se essencial um bom trabalho de consultoria em Marketing Digital, que oferecerá aos profissionais da área Jurídica ferramentas que os farão ganhar relevância e autoridade na internet, pois, diante ao desenvolvimento dos sites e das “palavras-chave” nele inseridas, ocorrerá uma otimização do posicionamento do site (SEO) no Google, de forma que este será encontrado mais facilmente nas pesquisas a serem feitas pelos novos clientes.

As mídias sociais também são grandes aliadas nesse processo, pois chegam até o cliente de forma mais ativa que no site, mas com o consentimento do mesmo, ajudando a disseminar o conteúdo do site e criando a “autoridade” do advogado ou do escritório na internet. Da mesma forma, os blogs também propiciam o engajamento com os futuros e atuais clientes e criam uma ampla rede de interação, além de melhorar o conteúdo do site.

Os advogados possuem pequenas possibilidades de acesso à publicidade, considerando-se o previsto no Código de Ética da OAB, mas, uma das características do Marketing Digital é não ser invasivo, pois o público-alvo recebe a comunicação no momento em que a está procurando pelo assunto ou por terem os mesmos autorizado o recebimento desta, de forma que seu uso não vai contra o citado regramento, justamente pelo fato de que quem vai ao encontro do advogado é o cliente sendo, por este motivo o Marketing Digital, inclusive estimulado por algumas OAB’s estaduais.

Além dos benefícios já citados, podem-se listar diversos outros:

  • Relação custo-benefício: A divulgação dos serviços na web possui um custo muito menor do que as mídias tradicionais, como jornais e revistas, além do retorno poder ser mensurado com muito mais facilidade e exatidão.
  • Ampla segmentação: No meio digital, o advogado só fará interações com quem realmente lhe interessar, pois existem várias ferramentas para seleção dos possíveis interessados.
  • Avaliação precisa do retorno do investimento: Todo o investimento é quantificado, sendo possível mensurar o retorno através de relatórios precisos e confiáveis.

Para mais informações acerca da consultoria em Marketing Digital acesse o site www.marketingdigitalmg.com.br e descubra que existem diversas estratégias possíveis de utilização que aumentarão sua base de clientes, seus lucros e resultados, com o devido respeito às normas e limites éticos.

Sérgio Falcão
Publicitário e consultor em Marketing Digital