Os profissionais da saúde estão sujeitos a uma série de restrições ao divulgarem seus serviços. Assertivamente, entidades como CFM – Conselho Federal de Medicina, seu braço estadual o CRM e outros Conselhos das diversas áreas da saúde restringem as práticas de divulgação com o intuito de evitar a mercantilização da saúde e proteger os pacientes de comunicações abusivas.

Em contra partida, o mercado de saúde é tão ou mais concorrido quanto outros setores em que não há tanta restrição. Diante desse dilema, como o profissional da saúde pode divulgar seus serviços sem ferir as regras e normas de sua categoria?

O Marketing Digital e a produção de conteúdo são excelentes ferramentas para a divulgação destas categorias profissionais, pois, ao contrário dos anúncios em mídia de massa, trabalham de forma mais passiva, facilitando com que o futuro paciente chegue até o prestador de serviço através da criação de relevância e da autoridade digital do profissional.

Segundo pesquisa do Bupa Health Pulse, realizada pela London School of Economics (LSE), cerca de 86% dos brasileiros com acesso à internet utilizam a rede para buscar orientações sobre saúde, remédios e suas condições médicas, 68% buscam informações sobre medicamentos, 45% procuram se informar sobre hospitais e médicos e 41% querem conhecer na internet experiências de outros pacientes com determinado problema de saúde. As pesquisas na internet vão continuar a desempenhar um papel importante no processo de tomada de decisão. Os profissionais de saúde precisam desenvolver uma estratégia para que seus produtos e serviços possam ser encontrados por meio da busca no Google. É ai que entra o trabalho de uma consultoria em Marketing Digital oferecendo aos profissionais da saúde ferramentas com as quais ganharão relevância e autoridade na internet.

Em primeiro lugar, para ser encontrado facilmente na internet, o profissional precisa de um bom site otimizado, recheado de conteúdo adequado e com a devida densidade de palavras-chave. A otimização do site ou SEO, faz com que o site fique mais bem posicionado nos resultados de mecanismos de busca como o Google. Ao pesquisar um determinado tema de interesse, o paciente receberá os resultados mais relevantes de acordo com a classificação do Google e a otimização faz com que o seu site seja melhor ranqueado. Um site funcionará melhor ainda se disponibilizar um blog onde o profissional pode divulgar novidades, orientações médicas e práticas preventivas, orientando o paciente e enriquecendo o conteúdo do site.

As mídias sociais também são grandes aliadas nesse processo, pois chegam até o paciente de forma mais ativa que o site, mas com o consentimento dele. Com pequena alterações, o mesmo conteúdo do blog pode ser postado nas redes sociais, propiciando o engajamento com os futuros e atuais pacientes, criando uma rede de interação e aumentando a reputação digital do profissional.

Além das ferramentas apresentadas, existem diversas estratégias que podemos lançar mão para ajudar os profissionais de saúde a aumentarem sua base de pacientes, sempre respeitando as normas e os limites éticos. Para mais informações sobre a consultoria em Marketing Digital acesse o site www.marketingdigitalmg.com.br ou as nossas redes sociais.

Sérgio Falcão
Publicitário e consultor em Marketing Digital